15/04/2008

Carnaúba dos Dantas amanhece isolada por causa da cheia

O município de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, amanheceu isolado nesta terça-feira (15). A distribuição de energia elétrica e a comunicação telefônica foram interrompidas por causa da cheia do Riacho do Maribondo, que corta a cidade. A força da água destruiu parte da estrada, próxima à ponte localizada na entrada do município, e derrubou três postes.


Além disso, o chamado Açude do Governo, que está sangrando, corre o risco de não suportar a força da água. Segundo o ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Zeca Pantaleão, a parede da barragem está cheia de formigueiros e ameaça rachar caso não seja tomada alguma providência. Pela manhã, o ex-prefeito esteve em Natal tentando uma audiência com a governadora Wilma de Faria.

De acordo com o coordenador de Gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Felix Fialho, todas as medidas cabíveis serão tomadas pela Semarh. A energia elétrica foi reestabelecida na cidade e as linhas telefônicas devem voltar hoje. Dois engenheiros da Secretaria viajaram ao município para avaliar os danos existentes na parede do açude e providenciar o reparo da pista, que está apenas com uma via liberada. Por enquanto, o trânsito no local se limita à passagem de carros pequenos para evitar transtornos maiores.

A chuva provocou outros estragos no município, como o arrombamento de quinze pequenos açudes, três só no último domingo. Nem a estiagem dos últimos dias foi suficiente para reduzir o nível dos açudes e algumas comunidades, como o Conjunto Seu Anísio, permanecem ilhadas.

Nenhum comentário: