16/04/2008

Açude Pataxó volta a sangrar e alagar casas em Ipanguaçu:

A estiagem dos últimos dias fez o nível de alguns reservatórios baixar, exceto o Açude Pataxó, próximo a Ipanguaçu, que está com sangria de 1 metro e voltou a inundar a cidade. A água invadiu a entrada do município e chegou a alagar algumas casas, mas como as famílias continuam abrigadas em espaços cedidos pela prefeitura não houve novos prejuízos.
Enquanto isso, os maiores açudes do estado continuam diminuindo o nível de sangria. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que já chegou a 4,22 metros de lâmina d'água está com 2,43 metros, consequência da diminuição na Barragem Curemas, na Paraíba, tida como a maior responsável por abastecer a ARG e que está com 1,06 metros de sangria. O Açude Pau dos Ferros está com 72cm de sangria, o Itans, em Caicó, está com 49cm, o Sabugi está com 39cm, além de Cruzeta e Gargalheiras com 24cm, cada.
Apenas quatro açudes monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) não sangraram: Poço Branco, em Poço Branco; Inharé, em Santa Cruz; Sossego, em Doutor Severiano Melo; e Currais Novos, no município de Currais Novos. Segundo o coordenador técnico do Dnocs/RN, Antonio Marcos Nascimento, nenhum açude ou barragem teve sua estrutura comprometida por causa da chuva. ``Está tudo sob controle'', disse. Uma manutenção de praxe será feita em cada um dos reservatórios assim que o período de chuvas passar, o que garante a segurança da estrutura para futuras sangrias.
FONTE: Karine Brito/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: