19/02/2008

Detento conhecido como "Caicó" é morto a facadas e tem cabeça decapitada em Alcaçuz:

O detento José Teodósio da Silva de Oliveira, de 38 anos e conhecido como Caicó, foi morto a facadas e teve a cabeça decapitada na tarde desta terça-feira,19 de fevereiro na penitenciária de Alcaçuz, durante o banho de sol. O autor do homícidio foi João Maria Segundo do Nascimento, o João Gordo, preso no mesmo local desde 14 de maio de 1996. Este foi o segundo crime cometido por João dentro do presídio. Os dois envolvidos estavam presos no pavilhão um da penitenciária, que detém ao todo 180 presos.
De acordo com informações do próprio João Gordo, o crime foi premeditado. Por volta das 15h desta terça, o acusado esperou com que a vítima terminasse os exercícios que fazia durante o banho de sol e enquanto José descansava João Gordo se aproximou por trás e de posse de uma faca artesanal desferiu-lhe um golpe no coração. Depois disso, ele ainda deu várias cutiladas na vítima e por fim o decapitou. "Depois que dei a primeira facada perdi a cabeça, e acabei arrancando a cabeça dele", disse João, assumindo a autoria do crime.
Demonstrando frieza, João disse que deu a facada no coração para minar qualquer reação da vítima. "Apliquei o golpe no coração para deixá-lo sem qualquer defesa", disse ele, ressaltando que teve trabalho para decapitar a vítima. Segundo o homicida, o fato que motivou o crime aconteceu no último domingo. "Não tinha rixa antiga com ele. No entanto, no último domingo, quando recebi a visita da minha mulher, que estava de resguardo, o José se aproximou, me deu um tapa e ameaçou arrancar minha cabeça. A partir daí, comecei a planejar a morte dele", explicou Gordo.
Após o crime, foi lavrado um flagrante um flagrante na delegacia de Nísia Floresta. Além disso, uma sindicância administrativa será aberta na penitenciária para tentar se saber as circustâncias e como a faca chegou até as mãos do acusado. João Gordo ficará isolado por 30 dias. Ele está preso em Alcaçuz desde 14 de maio de 1996, quando foi detido por tráfico de drogas e teve a pena aumentada no ano passado, depois de matar Osvando Neves também com golpes de faca em 27 de julho.

Fonte: Carlos Eduardo Araújo/BY MIQUÉAS CAPUXÚ

XI Processo Seletivo para Estágio Remunerado de Direito - 2008:

O Presidente da Comissão responsável pelo XI Processo Seletivo para Estágio Remunerado de Direito da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte comunica, aos senhores candidatos regularmente inscritos, que foi designada a data de 24/02/2008, domingo, para a realização da prova objetiva. Os candidatos deverão comparecer, na referida data, munidos da documentação necessária, aos seguintes locais:

NATAL
Universidade Potiguar
Avenida Senador Salgado Filho, 1610
Bairro Lagoa Nova

MOSSORÓ
Faculdade Mater Christi
Rua Ferreira Itajubá
Bairro Santo Antônio

*CAICÓ
Auditório da Universidade Federal – Campus Caicó
Rua José Evaristo de Medeiros, s/n
Bairro Penedo

Os portões serão abertos às 07:00 horas e serão fechados às 07:50 horas, não sendo permitido o acesso às salas de aula após esse horário. A prova será iniciada às 08:00 horas e terá duração de 04 (quatro) horas, encerrando-se, portanto, às 12:00 horas.

*BY MIQUÉAS CAPUXÚ

Estado pagará indenização à esposa de ex-detento:

O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado a pagar uma indenização por danos morais, no valor de 15 mil reais, a Luzia Felisberto de Oliveira, por causa da morte do esposo dela, Arnaldo Matias de Oliveira, nas dependências da extinta penitenciária Dr. João Chaves, onde foi detento em dezembro de 1995.
O processo foi julgado pela magistrada Karyna Chagas de Mendonça Brandão, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal e levou em conta a Constituição Federal, no artigo 5º, que assegura, aos presos, o respeito à integridade física e moral, sendo responsabilidade do Estado garantir a vida dos que estão sob custódia. A morte de Arnaldo Matias aconteceu em 9 de dezembro de 1995.
Na sentença, a juíza cita o Dr. Yussef Cahali, que fala sobre o dano moral. “Não se trata de ressarcir o prejuízo material representado pela perda de um familiar economicamente proveitoso, mas de reparar a dor com bens de natureza distinta, de caráter compensatório e que, de alguma forma, servem como lenitivo”.
*BY MIQUÉAS CAPUXÚ

Prefeito participa da missa em celebração aos 90 anos de Manoel Tôrres

O prefeito Bibi Costa esteve participando na última sexta-feira (15) da missa em ação de graça pela passagem dos 90 anos de uma das figuras mais ilustres do cenário político de Caicó. Trata-se de Manoel Tôrres de Araújo, “seu Mané”.Celebrado no Santuário do Rosário, o evento foi marcado pela presença de vários nomes da política da região do Seridó, da família e da imprensa falada e escrita.Bibi reafirmou a Manoel Tôrres mais uma vez a admiração que tem pelo velho líder da política caicoense. “Muito da minha administração é baseado nos ensinamentos de seu “Mané”, por isso que recebi dele uma nota perto de dez em relação a minha administração”, disse o prefeito.

Depois da celebração, o céu brilhou com uma queima de fogos de artifícios que pôde ser vista em vários pontos da cidade e que foi encomendada pelo prefeito de Caicó.
Recentemente o prefeito Bibi fez outra homenagem ao líder do PMDB quando reinaugurou o Ginásio Poliesportivo Manoel Tôrres de Araújo, localizado na zona leste da cidade.

Assecom: Jornalista Wllana Dantas