16/05/2008

Depois de seis meses sem receber, servidores do estado fazem protesto

Os servidores temporários do estado fazem manifestação nesta segunda-feira (19/05), a partir das 15h, em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em mais uma tentativa de receber os seis meses de salários atrasados. Hoje, 83 servidores contratados entre outubro e dezembro de 2007 prestam serviços em várias unidades do estado sem receber um único centavo.

Dos 99 trabalhadores que estavam nessa situação o governo pagou 16 no final de abril, sendo 12 do Centro de Reabilitação Infantil que pararam os serviços por 30 dias e 4 do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que o próprio governo considera fundamental.

Os contratos desses trabalhadores está para vencer e até agora não foi apresentado nenhum posicionamento do governo que admite a dívida mas diz não ter de onde tirar o dinheiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cardoso Silva,
Um fato relevante em Carnaúba dos dantas e que tem relação com essa matéria diz respeito à contratação de diversas pessoas como funcionários sem concurso público por tempo indeterminado, o que já perdura cerca de 11 anos e que é do interesse dos políticos que permaneça assim até que o Poder Judiciário determine a realização de concurso público. Somos sabedores que o servidor contratado deve ser por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, de forma que a contratação deve ser permitida somente quando for para suprir a ausência de servidor concursado, em casos de licenças e férias, tão somente, ou quando houver necessidade da ampliação na prestação do serviço público, e não houver servidor concursado para o cargo (quando uma obra é inaugurada, por exemplo). Todavia, em Carnaúba dos Dantas o grupo de servidores contratados é mais ou menos igual ao de efetivos, sendo que os servidores contratados são os que fazem a grande diferença nos resultados das eleições no município porque como essas pessoas precisam do emprego passam de simples eleitores a cabos eleitorais desesperados, haja vista que a manutenção no cargo depende da vitória do candidato do sistema e o pior é que recebem apenas R$ 240,00 mensais e seus salários são sempre pagos com atraso de 2 ou 3 meses e, mesmo assim, ficam amordaçados porque do contrário vão para o olho da rua (subserviência e humilhação), observando- se que a maioria dessas pessoas estão ficando dependentes desse sistema e quando, “por determinação judicial”, for realizado concurso público no município estaremos diante de um outro problema social que vai ser o desemprego de diversas pessoas que ao longo dos anos estão ocupando um cargo e vivendo como se fossem funcionários efetivos. Desse modo, observa-se que os servidores contratados são como uma máquina de votos, ou seja, pra permanecer tem que produzir resultados.