20/04/2008

Juiz vai deixar comarca de Caicó:

Há mais de 12 anos como juiz da comarca de Caicó, o magistrado Henrique Baltazar Vilar dos Santos está prestes a se transferir para Natal. "Foi um pedido meu, por problemas familiares. Minha família está morando em Natal há alguns anos porque meus filhos passaram no vestibular, minha mulher está trabalhando lá e eu fiquei sozinho aqui em Caicó com meus pais, daí é que eu pedi a remoção pra lá", informou. O pedido foi deferido pelo Tribunal de Justiça na semana passada. "Foi uma concorrência meio acirrada com vinte e cinco juízes concorrendo, mas eu fui escolhido para ser removido para a 1ª vara criminal da zona sul de Natal".
Henrique Baltazar dos Santos assumiu a comarca de Caicó em outubro de 1995, atuando na 2ª vara e depois com a redistribuição, fez opção e se tornou> titular da vara criminal. "O melhor que eu destaco na minha atuação é sentir que estava fazendo algo por minha cidade. Eu sentia que estava fazendo algo por minha terra. E a parte ruim foi ter notado que infelizmente a nossa cidade estava passando pelos mesmos problemas que outros centros passavam". .
Ele cita a deterioração da segurança e da vida. "A situação cultural está ruim, a nossa educação, que era conhecida como a melhor do Rio Grande do Norte, está em séria crise, não conseguimos vencer esse desafio. Mas no cômputo geral eu achei que foi bom, pelo menos nessas partes ruins eu tentei fazer também alguma coisa", comentou.Quanto a processo criminal específico, que poderia ter lhe chamado mais atenção, Henrique Baltazar dos Santos não quis avaliar. "Eu sempre digo que nós juízes não podemos nos vincular a processos. Cada processo é uma situação, é um caso, então a gente tem que procurar ser profissional em relação a isso.
Eu não tenho assim processo específico que eu ache que teve uma força maior", narrou.O juiz, no entanto, comenta que sua maior dedicação, com bons resultados, foi no combate ao tráfico de drogas. "Ajudei também nisso aí, tentar trazer a Polícia Federal e com a polícia federal aqui ela associou-se à 2ª seção da polícia militar e tivemos muitos casos julgados de tráfico de drogas; outra coisa é o trabalho que eu penso ter realizado junto à penitenciária. Nos processos de execução penal eu tentei fazer o possível para que a pena fosse justa, fosse correta, castigo merecido a quem cometia crime, mas não mais do que o castigo merecido", citou. O juiz vai deixar a comarca de Caicó prestes à construção do novo fórum de justiça. Matéria publicada neste blog no dia 09/04/2008, "Sua atenção com a imprensa é conhecida em toda a região, fica aqui o meu registro de público e minha admiração". Palavras ditas por este blogueiro.
FONTE: DN Seridó/by Miquéas Capuxú.

Nenhum comentário: