05/10/2007

AÇUDE ITANS EM CAICÓ ESTÁ COM MENOS DE 35% DE SUA CAPACIDADE.


É cada vez mais complicado o atual quadro do açude Itans em Caicó com a falta de chuvas e a evaporação. A reportagem do nosso blog foi conferir de perto o mais belo cartão postal da cidade que sangrou a última vez em 2004. Segundo o chefe regional do Dnocs, Eduardo José de Farias, o açude está com um volume de 26 milhões 444 mil metros cúbicos, isso representa apenas 32,35% de sua capacidade que é de 81 milhões e 750 mil metros cúbicos. Esse período de outubro é o momento de maior perda do açude por causa das altas temperaturas na região e ainda por causa dos ventos fortes, o que ocasiona a evaporação e provoca uma perca mensal de 34 centímetros d’água. Outra grande preocupação do DNOCS é a poluição das águas provocada por banhistas que freqüentam os balneários da cidade, não respeitam o meio ambiente e jogam lixo dentro do açude como garrafas etc. A qualidade da água tem ficado cada vez mais complicada, segundo um pescador a água está ficando esverdeada e pesada, o que pode ser perigoso para quem consumi-la sem nenhum tratamento. A boa notícia do ITANS é que a Festa de Nossa Senhora da Graças padroeira do bairro terá início dia 23 de novembro e vai até o dia 02 de dezembro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Cardoso estou dando uma passada só para informar que a partir de hoje o meu Blog é .com , a estreia do no visual foi na tarde de hoje, espero que goste e parabéns pelo Blog, já ouço comentários positivos a respeito.

Renato Pereira disse...

Nos últimos tempos tem havido aqui em nossa região do Seridó uma grande preocupação sobre a qualidade da agua que distribuida em nossas cidades. Gostaria de que o órgão responsável pelo controle da qualidade da água, fosse até a barragem que foi construida no leito do rio Seridó, á altura do Sítio Samanau.
Eu gostaria de dizer que nós que frequentamos constantemente aquela barragem, notamos que este ano as águas daquela barragem está se apresentando de uma forma um pouco esquisita. Ao se aproximar do sangradouro da barragem nota-se uma grande quantidade de plantas, que nasceram sobre as águas. Algo nunca visto antes. Fica uma indagação; Será que aquilo são BACTÉRIAS;
Seria muito interessante uma verificação, pois, como sabemos, tem muita gente morrendo de cancer em nossa região, e tudo o que for feito para tentar descobrir as causas disso é muito importante.